terça-feira, 22 de novembro de 2011

Ilhéus e Itabuna debatem com Sebrae os projetos prioritários para 2012


Os municípios de Ilhéus e Itabuna, dois maiores pólos comerciais do sul da Bahia, terão as suas prioridades sócio-econômicas debatidas e definidas por técnicos, empresários e agentes financeiros que atuam nestes municípios, com o objetivo de inseri-las no planejamento orçamentário do Sebrae para 2012. Os micro e pequenos empresários sulbaianos se juntarão aos mais de 94 mil que serão beneficiados pela entidade ao longo do ano que vem, em todo o estado.

Para definir estas ações, o diretor de Operações do Sebrae, Lauro Ramos, tem visitado todas as regiões da Bahia. No sul do estado, ao lado de representantes da entidade, ele participou na segunda (21) e terça-feira (22) de encontros com empresários, representantes sindicais e governamentais, além de gerentes de bancos públicos. A missão é criar um planejamento coletivo para que as ações previstas em 2012 não fiquem restritas ao que for planejado pelo Sebrae, mas que conte com a participação de outros agentes de desenvolvimento regionais. Outro aspecto destacado pelo diretor de operações do Sebrae é que, em encontros como estes realizados na região, é possível construir indicativos de desenvolvimento que respeitem as vocações econômicas de cada lugar da Bahia.

A idéia central destas reuniões é ouvir as principais idéias dos micro e pequenos empresários da região e orientá-los em ações específicas para a necessidade de cada lugar, garantindo o crescimento das empresas. De fato, segundo o presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas da Bahia (FCDL), Antonie Tawil, este é um modelo inédito e inovador. “É a primeira vez que o Sebrae nos chama para uma mesa de discussão tão significativa”, elogia.

Presidente da Associação Comercial de Ilhéus (ACI), o empresário Nilton Cruz, disse que ações, como esta, podem representar a concretização de um esforço coletivo para preparar a região para os novos investimentos anunciados pelo Governo da Bahia e esperados pelos empresários locais. Ele se referia ao Complexo Intermodal Porto Sul – composto por uma ferrovia, um porto off shore, aeroporto internacional e uma Zona de Processamento de Exportação (ZPE) – uma das maiores intervenções estruturantes já colocadas em prática na Bahia. “Precisamos, de fato, preparar a região para entender e ser proativa junto ao processo de descentralização do parque industrial baiano proposto pelo governo”, afirmou.

Para Lauro Ramos, é preciso fomentar o acesso dos micro e pequenos empresários regionais às grande empresas, nacionais e multinacionais, que estão chegando para se instalar na região. “Para isso precisamos, juntos, oferecer um conjunto de soluções e ferramentas que integrem essas pessoas à nova realidade econômica regional”, afirmou. Para o coordenador regional do Sebrae, com sede em Ilhéus, Renato Lisboa, “o alinhamento de parcerias e o debate sobre orçamento, ajudarão a unidade regional e os pontos de atendimento do Sebrae e atuar de forma mais eficiente e participativa”.

Crédito: Ascom

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...