quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Procon-BA dá dicas para as compras de fim de ano‏

O recebimento do 13º salário e as compras de presente para as festas de fim de ano devem movimentar ainda mais o varejo nos próximos dias, mas é preciso que o consumidor tenha cuidado e avalie bastante os produtos e serviços que desejem adquirir antes de fechar acordos, como recomenda o Procon-BA, órgão da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH).

A primeira dica é evitar o consumismo. Segundo o assessor técnico do Procon-BA, Alexandre Dória, é importante que o consumidor adquira apenas o que de fato for preciso e não porque está mais barato. Se o presente for um eletroeletrônico, deve-se verificar se de fato o equipamento é útil e de preferência é bom ir às compras com alguém que tenha conhecimento técnico sobre o produto.

Quando o alvo dos presentes for o público infantil, a atenção precisa ser redobrada. Prazo de validade, indicação da faixa etária na embalagem e o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Normatização e Qualidade Industrial (Inmetro) são alguns dos itens que os brinquedos devem conter e que os consumidores precisam observar no momento das compras.

Com relação às compras através do crediário, é necessário que se consulte o custo efetivo total de determinado produto, ou seja, os fatores que incidem no valor final do produto, como seguro embutido e taxa de juros.

Além disso, é vedado ao comerciante estabelecer diferença entre pagamento no cartão e à vista. O lojista não pode estipular ou limitar quantitativamente o valor da compra, sendo o pagamento com cartão de crédito. Deve-se também conceder o mesmo desconto ofertado nas compras à vista, desde que seja em uma única vez, no cartão de crédito ou débito.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...