terça-feira, 29 de maio de 2012

Greve: Itabuna amanhece sem transporte coletivo

A paralisação dos serviços do sistema de transporte rodoviário  foi  deflagrada no início da madrugada desta terça-feira, 29. O  presidente do Sindicato dos Rodoviários de Itabuna e Região (Sindrod), Joselito Paulo, o Pé de Rato, disse que toda a frota está parada.
Mas, segundo ele, os representantes das empresas de transporte urbano (São Miguel e Expresso Cachoeira) não se manifestaram. Por isso, a greve deve mobilizar motoristas e cobradores a elas vinculados.


Fotos: Alan Alves
Fonte: Vermelhinho

quinta-feira, 24 de maio de 2012

PCdoB lança pré-candidaturas em Itajuípe





O Diretório Municipal do PCdoB reuniu-se na última sexta-feira, dia 18 de maio, na Câmara Municipal de Itajuípe quando na oportunidade foram lançadas as Pré-Candidaturas de Vereadores e Prefeito. Para Vereadores foram apresentados os nomes de Baida, Lucas Vinhas, José Carlos Negão, Celinha do DETRAN, Heraldo Bastos, Alan Alves e como Pré-Candidato a Prefeito o nome do jovem Vinicyus Guimarães. Usaram da palavra os companheiros Ramon, o vereador Van Baster e Baida, respectivamente representantes Estadual e Municipal do Partido e os pré-candidatos a vereador Lucas Vinhas, José Carlos Negão, Celinha do DETRAN e Alan Alves, todos reafirmando o total e irrestrito apoio a Pré-Candidatura do dinâmico, carismático e jovem Vinicyus Guimarães, por comungarem com suas ideais e acreditarem nos objetivos do Partido que é o de alavancar o desenvolvimento econômico e social de nossa querida Cidade. Marcaram presença também o diretor do Saae Marcio Barbosa, o Secretário de Obras Mário César e os pré-candidatos a vereador Mateus Salustiano(Mala), Leandro Junquilo, Luiz Pedro Júnior e o pré-candidato a prefeito Luiz Pedro.
Usando da palavra o Pré-Candidato Vinicyus Guimarães fez um breve relato dos últimos 30 anos de governos que pouco contribuíram para o engrandecimento de Itajuípe, mesmo assim disse que todos tiveram seus acertos e que os erros servirão de exemplos para que não os cometamos em nosso futuro mandato, se assim Deus permitir.  Pretendemos fazer um governo diferente, sem perseguições, revanchismo, ódio, discórdia e autoritarismo. Em lugar de tudo isso usaremos a transparência, a honestidade, a inteligência, o respeito e o amor ao próximo, buscando parcerias externas para instalação de unidades produtivas criando alternativas para geração de emprego e renda, o fortalecimento do comercio local, o incentivo a agricultura familiar, fazer urgir o nosso potencial turístico, incentivar a construção civil para tornar Itajuípe um lugar agradável de fixar residência vislumbrando o iminente futuro promissor de nossa Região Cacaueira com a vinda do Complexo Porto Sul.  Dentre outras diretrizes, nosso maior investimento será em nosso principal patrimônio, você Itajuipense que merece e tem o direito constituído à Educação, à saúde, à segurança, à cultura, à moradia digna e a sustentabilidade de seus familiares, além do laser. Vamos lutar juntos, porque unidos conquistaremos a realidade de nossos sonhos.
PCdoB – UM JEITO DIFERENTE DE GOVERNAR.

Fonte: Itajuípe Onlinne

quinta-feira, 17 de maio de 2012

COMISSÃO DA CÂMARA DOS DEPUTADOS CONFIRMA ITABUNA COMO SEDE DA UNIVERSIDADE FEDERAL




A Comissão de Educação e Cultura da  Câmara dos Deputados aprovou por unanimidade  a criação da Universidade Federal do Sul da Bahia (Ufesba) por meio do projeto de lei nº 2207/11, de autoria do Executivo. A medida fixa como sede da universidade o município de Itabuna, um dos polos regionais do sul-baiano. A Ufesba terá o formato multicampi, com unidades também nas cidades de Porto Seguro e Teixeira de Freitas.
As microrregiões de Ilhéus/Itabuna, Teixeira de Freitas e Porto Seguro possuem uma população de quase quatro milhões de habitantes e abrangem um total de 75 municípios. Atualmente, as universidades públicas instaladas no Sul da Bahia oferecem 4 mil vagas nos 33 cursos de graduação da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc)  e mais 460 vagas nas unidades da Uneb e do IFBA no Extremo Sul.
O projeto acadêmico da Ufesba prevê a formação  de mão de obra nas  categorias profissional e tecnológica que possibilitem a capacitação para projetos como o Porto Sul, a Ferrovia Oeste Leste e as unidades industriais atraídas por esses empreendimentos.


fonte: Pimenta na Muqueca

terça-feira, 15 de maio de 2012

ITABUNA: FALTA DE ESTRUTURA COLABORA COM O AVANÇO DA VIOLÊNCIA





O Governo da Bahia aposta principalmente em dois instrumentos para combater a violência: a criação de delegacias especializadas em homicídios e a instalação de Bases Comunitárias de Segurança, similar às Unidades de Polícia Pacificadora (UPP) do Rio de Janeiro. Em Itabuna, considerada a oitava cidade mais violenta do país, nenhum desses equipamentos existe.
A criação da Base Comunitária em Itabuna foi prometida pelo governador Jaques Wagner em janeiro deste ano, mas até o momento nenhuma medida concreta foi adotada no sentido de implantá-la. Cinco bases já funcionam na capital do Estado, com bons resultados na redução da criminalidade.
O mesmo ocorre com a Delegacia de Homicídios. Na semana passada, o delegado Marlos Macedo, da 6ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), afirmou que a falta de estrutura física, pessoal e equipamentos são obstáculos à instalação da especializada. Essa falta compromete a eficiência da polícia no que se refere à investigação de crimes de morte, facilitando a impunidade e, em consequência, estimulando os criminosos.
A triste situação da violência em Itabuna foi tema de matéria exibida nesta terça-feira (15), no telejornal Bom Dia, Brasil (Rede Globo). Na reportagem, foi mostrado um dado preocupante: cerca de 90% dos homicídios cometidos na cidade estão relacionados ao tráfico de drogas e a maioria é ordenada de dentro do Conjunto Penal de Itabuna. A matéria destacou que o presídio é controlado por duas facções, que ocupam os raios A e B e disputam o comando de pontos de venda de droga fora da cadeia.
A situação é conhecida pelas autoridades responsáveis pela área da segurança, mas até o momento não houve qualquer providência. No presídio, construído para 480 presos, vivem cerca de 1000 e, para atenuar o problema da superlotação, a única medida prometida é a transferência de 150 para Eunápolis. Restarão mais de 800 e a carceragem continuará superlotada.
Ouvido pela reportagem do Bom Dia Brasil, o sociólogo Carlos Alberto Gomes afirmou que os bandidos de Itabuna perderam o medo de ser condenados, pois continuam mandando de dentro da cadeia. Há poucos dias, uma batida nas celas resultou na apreensão de 30 celulares, existindo denúncias de que agentes penitenciários recebem suborno para permitir a entrada dos aparelhos e outras “encomendas” dos detentos.
A Secretaria Estadual da Administração Penitenciária tem conhecimento do problema e a única medida que tomou até o momento, na tentativa de controlar a situação, foi isolar os chefes das facções criminosas no Conjunto Penal.

por: Politicos do Sul da Bahia


segunda-feira, 14 de maio de 2012

SINE divulga vagas para emprego

O SINE está disponibilizando, município de Itabuna, vagas para emprego nas profissões abaixo: PADEIRO com ensino Fundamental completo; 06 meses de experiência CTPS; MOTORISTA CARRETEIRO com ensino Fundamental completo; 06 meses de experiência na CTPS e ou Contrato; TORNEIRO MECANICO com experiência comprovada ou curso e CARPINTEIRO com Fundamental completo; 06 meses de experiência comprovada. Os interessados devem procurar o SINE no SAC.

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Após acampamento, MLT comemora avanços nas negociações com o Incra

22/03/2012


Organizados pelo Movimento de Luta pela Terra (MLT), trabalhadores rurais de todo o Brasil, acampados desde a última segunda-feira (19) em frente ao prédio do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), comemoraram na última quarta-feira (21) as conquistas obtidas após a mobilização nacional.

Líderes do MLT estiveram reunidos na última semana com o presidente do Incra, Celso Lacerda e o secretário de Articulação Social, Paulo Maldos para debater a urgente implantação da reforma agrária e a necessidade de atualizar as políticas voltadas aos trabalhadores dos campos, como crédito, revisão dos índices de produtividade, entre outras.

Em audiência com o presidente do Incra, os trabalhadores receberam a notícia de que o órgão enviará um Projeto de Lei ao Congresso Nacional com a proposta de reformulação da política de crédito. Atualmente o assentado tem disponíveis nove créditos. De acordo com a nova proposta haverá apenas o crédito de apoio à produção e o crédito mulher, com bônus de 95% de abatimento.

“Para os assentados antigos, que atualmente a divida é de 6 bilhões, esse PL anistiará em 95% a dívida e o prazo será estendido. De três, o prazo passará para oito anos. Uma vitória importante”, afirmou o sindicalista.

Outra conquista do MLT diz respeito ao prazo para a efetivação do assentamento. O presidente do Incra prometeu que os novos assentamentos demoraram no máximo quatro anos para serem implantados. Hoje o prazo médio para a efetivação de um assentamento é, em média, de nove anos. Estudos do próprio Incra demonstram que esse tempo pode ser reduzido para no máximo cinco anos.

Já durante a reunião com Paulo Maldos, secretário de Articulação Sociall, na quarta-feira (21), ficou acordada a criação do Conselho Nacional da Reforma Agrária e o compromisso de revisão dos índices de produtividade.

Para as discussões de temas específicos de infraestrutura foi firmado um compromisso entre o MLT e o Incra para a realização de reuniões por polos. Divididas por região, as reuniões servirão para o órgão apresentar as propostas às demandas de estruturantes como água, estradas, energia, entre outros problemas existentes nos assentamentos.

Confira calendário:

Dia 11

Mato Grosso

Dia 12

Região Nordeste - Aracaju

Centro-oeste e Sudeste - Brasília

Norte - Rondônia

Dia 13

Norte - Roraima

Portal CTB


MLT (Movimento de Luta pela Terra)
Secretaria Nacional do MLT
Rua Numa Pompílho Bitencourt, No. 1075

Jardim Brasília - Pernambués

Salvador - Bahia - Brasil

Fone: (71) 3460 - 0859

Fax: (71) 3329 - 3824

e-mail: movimentodelutapelaterra@hotmail.com



"Lutar, Conquistar, Reforma Agrária já!"

DESEMBARGADOR RETORNA WENCESLAU AO CARGO


Na tarde desta quinta-feira o Presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, o Desembargador Mário Alberto Simões Hirs, deferiu pedido do advogado Bruno Adry, e suspendeu a liminar que afastou o vereador de Itabuna, Wenceslau Junior (PC do B). Wenceslau tinha sido afastado no último dia 26 de abril pela juíza Rosineide Almeida de Andrade. (Relembre aqui). Com isso ele é o primeiro vereador conseguir reverter a situação no Tribunal de Justiça. Vale lembrar que além de Wenceslau, foram afastados por 90 dias Solon Pinheiro (DEM), Raimundo Pólvora (DEM), Roberto de Souza (PR), Ricardo Bacelar (PSC) e Loyola (PSDC). Na decisão, o Presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, o Desembargador Mário Alberto Simões Hirs, disse: “que a decisão hostiliza fere à economia e a ordem públicas, pelas seguintes razões: 2.0.1 À economia, porque implica em comprometimento das “já abaladas finanças legislativas,” (…) “ultrapassando o índice de pessoal previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal,” haja vista que, “de posse do decisório, a Câmara efetuou um estudo e elaborou a planilha anexa, onde demonstra que os gastos mensais com vencimentos dos seus 13 membros passariam de R$ 109.252,88 (cento e nove mil, duzentos e cinquenta e dois mil e oitenta e oito centavos) para R$ 159.677,29 (cento e cinquenta e nove mil, seiscentos e setenta e sete reais e vinte e nove centavos). Não bastam meras conjecturas ou ilações, tampouco presunções: exige-se, em verdade, indicação de fato concreto que demonstre atuação decisiva do réu, viabilizada pela sua permanência no cargo, no sentido de obstar colheita de provas. Os fatos apontados pelo julgador, em momento algum foram atribuídos ao Requerente, baseando-se no mero temor de que a sua permanência no cargo possa comprometer a instrução processual, o que se afigura, como dito alhures, insuficiente para o afastamento do cargo, sob pena de haver uma indevida ingerência do Judiciário no Legislativo, em ofensa ao Princípio da Separação dos Poderes” Postado de Politicosdosuldabahia
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...